Pesquisar no blog

Categorias

10+ (1) Dorgas (1) Entretenimento (3) escritos (1) Fail (1) Guerra dos Sexos (1) Medieval (1) Nerdice (2) pessoal (1) Piadas (3) poesia (1) Sadismo (1) texto (1) Videos (2) Windows (1)

Fuçadores de Plantão

Tecnologia do Blogger.
terça-feira, 3 de agosto de 2010

Censo 2010–já começaram as preocupações com o censo online

O IBGE já avisou que não enviará e-mails a domicílios entrevistados. Caso a família receba qualquer tipo de mensagem por correio eletrônico, pode ter certeza é que tentativa de ataque dos cyber criminosos

O Censo 2010, que começa agora em agosto, conta com a ajuda da Internet para mapear a realidade do país. Com isso, cyber criminosos veem mais uma alternativa para agirem em busca de dados e informações de usuários desinformados.

De acordo com a Nodes Tecnologia, que representa a Avira no Brasil, a cada nova campanha de cunho nacional, os usuários de computador são acometidos com enxurrada de emails falsos e mal intencionados, criados para roubar senhas de cartões de crédito e de contas bancárias das pessoas.

Segundo o IBGE divulgou à Imprensa, para que o morador participe do censo pela Internet, ele deverá, primeiramente, receber a visita do recenseador – que será identificado a partir de seu uniforme criado especialmente para o Censo 2010 e de seu cartão de identificação próprio -, que entregará um envelope lacrado contendo o código de acesso para o questionário no portal do Censo. Isso depois de informar telefone para contato com o IBGE.

Se o morador não responder a todo o questionário por algum motivo, como falta de energia, queda na conexão e etc, as informações já enviadas estarão salvas e o restante poderá ser respondido posteriormente a partir da mesma senha fornecida pelo recenseador. Caso o morador não responda todo o questionário em um prazo máximo de cinco dias, a equipe de atendimento telefônico do IBGE entrará em contato, solicitando o envio das informações.

O IBGE informou ainda, que o site é seguro, e as informações também serão criptografadas antes de serem transmitidas ao IBGE.

Mesmo com as orientações do IBGE, a Nodes acredita que muitos espertinhos vão se aproveitar da ocasião para tentarem adquirir dados bancários, via email e site falso, induzindo aqueles menos avisados a fornecer senhas de contas bancárias e cartão de crédito, e ainda instalar, nos PCs, códigos maliciosos, criados para roubar dados pessoais.

A Nodes orienta os usuários de PC e de dispositivos móveis a evitar estes tipos de problemas, utilizando programas de proteção com capacidade de filtragem de sites de phishing e de outras ameaças ocultas. A empresa recomenda que os usuários acessem sites importantes diretamente do navegador, sem a utilização de links enviados por emails, por exemplo.

“Qualquer pessoa que receber um e-mail de phishing de uma fonte desconhecida deve evitar, a todo custo, clicar nos links contidos e deve excluir imediatamente a mensagem da caixa de mensagens”, orienta Eduardo Lopes, diretor da Nodes.

A empresa também recomenda que os usuários escolham uma solução de segurança que não só proteja contra vírus, mas também filtre sites indesejáveis e evite o acesso ilegal aos computadores. Entre as opções que a Nodes oferece, está o Avira AntiVir Personal gratuito, que oferece proteção básica contra vírus, worms e cavalos de Troia. Também são oferecidos outros pacotes de segurança mais abrangentes, como o WebGuard incluído no Avira AntiVir Premium, que filtra malwares do fluxo de dados antes mesmo de chegarem ao navegador. Por sua vez, o Avira Premium Security Suite fornece outros níveis de proteção e complementa os recursos do Avira AntiVir Premium com firewall, antispam e realiza backups. A Nodes também garante que todos os produtos Avira não contêm backdoors para espionagem de dados.

0 comentários: